REVOLUÇÃO INDUSTRIAL X TEMPOS MODERNOS

Posted: 7 de Outubro de 2012 in HISTÓRIA ECONÔMICA GERAL

“Frederick Winslow Taylor(1856-1915), o fundador da AdministraçãoCientífica, nasceu na Filadélfia, nos Estados Unidos. Veio de uma família quakerde princípios rígidos e foi educado com forte mentalidade de disciplina,devoção ao trabalho e poupança.Iniciou sua carreira como operário na MidvaleSteel Co., passando a capataz,contramestre até chegar a engenheiro, quando se formou pelo Stevens Institute. Na época,vigorava o sistema de pagamento porpeça ou por tarefa. Os patrões procuravam ganhar o máximo hora de fixar o preço da tarefa, enquanto os operários reduziam o ritmo de produção para contra balançar o pagamento por peça· determinado pelos patrões”(Idalberto Chiavenato – Teoria da administração)

Isso levou Taylor a estudar o problema de produção para tentar uma soluçãoque atendesse tanto aos patrões como aos empregados.”

Taylor é considerado o pai da administração científica e foi importante para a revolução industrial Americana.

Sobre o período chamado revolução industrial e seus impactos discuta:

 

* A interpretação do período construída de Charles Chaplin no Filme “Tempos Modernos” que retrata a época em questão.

 

 

 

Na pós revolução Industrial, podemos ver a questão subserviência do capitalismo sobre os trabalhadores, com sua forma de trabalho de alienação, onde o operário é obrigado a fazer sua função, monótona e repetitiva, reservada somente a ela e sem desenvolvimento próprio. Esse sistema era extremamente cansativo e estressante. Além de fazer com que o operário não conhecesse a sua produção, não trazia desenvolvimento e crescimento ao trabalhador. No filme “Tempos Modernos ” , Charles Chaplin interpreta um funcionário desse modelo de produção. Ele é um operário de uma grande fábrica que de tão repetitivo é o seu trabalho passou a não ter mais controle em seus movimentos, sem em tudo repetitivo de acordo com o seu trabalho. Esse meio de produção foi aplicada pelo Fordismo, sendo muito positivo para os empresários, tendo em vista que os mantiam em uma capacidade empreendedora muito baixa e era mais fácil para ingressa-los nas linhas de produção, pois não era necessário o treinamento muito extenso. Para os trabalhadores esse sistema gerou problemas, como por exemplo, trabalho repetitivo e desgastante, além da falta de conhecimento sobre todas as etapas de produção e baixa qualificação profissional. E essa questão contribuiu para a justificativa de baixos salários, assim, contribuindo para reduzir os custos de produção.

Autoria Própria

About these ads

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s