FÓRUM PRODUTO

Posted: 4 de Outubro de 2012 in CONTABILIDADE SOCIAL COM ENFOQUE ECONÔMICO

TEMA: PRODUTO

Qual a diferença entre:

1-      Produto Interno Bruto e Produto Nacional Bruto?

O Produto Interno Bruto (PIB) é dado pelo valor de todos os bens e serviços finais produzidos dentro de uma economia, em um dado período de tempo, sem considerar a propriedade dos recursos de produção.

O Produto Nacional Bruto é dado pelo valor de todos os bens e serviços finais produzidos por uma economia, em um dado período de tempo, independentemente do território onde eles foram produzidos.

Portanto, o PIB considera tudo aquilo que foi produzido dentro do país, mas sem considerar quem é o proprietário da produção. Já o PNB considera tudo aquilo que foi produzido apenas com recursos do próprio país, sem se importar com o local onde foi realizada a produção.

2-      Investimento Líquido e Investimento Bruto?

Investimento é o ato de adquirir bens de produção, de capital ou intermediários, que visam aumentar a oferta de produtos no período seguinte. Como por exemplo, máquinas, equipamentos, edifícios, etc.   Com o investimento ocorre a depreciação que corresponde à parcela dos bens de capital que é consumida a cada período produtivo.

O investimento bruto corresponde a todos os gastos realizados com bens de capital (máquinas e equipamentos) e formação de estoques. Já o investimento líquido exclui as despesas com manutenção e reposição de peças, depreciação de equipamentos e instalações. Como está diretamente ligado à compra de bens de capital e, portanto, à ampliação da capacidade produtiva, o investimento líquido mede com mais precisão o crescimento da economia. E tem como formula  IL = IB – depreciação onde, Investimento Bruto (IB) e o Investimento Líquido (IL).

3-      Produto Nominal e Produto Real?

O produto nominal é o valor a preços de mercado do total de bens e serviços produzidos durante um determinado período. Enquanto o produto real é o volume de bens e serviços produzidos num determinado período, avaliados a preços de referência, ou seja, o Produto nominal é medido a preços correntes e o Produto real é medido a preços constantes.

 

4-       Produto a Preços de Mercado e Produto a Custos de Fatores?

 

Produto a Preços de Mercado (PNpm): é medido a partir dos valores pagos pelo consumidor.

Produto a Custos de Fatores (PNcf): é medido a partir dos valores pagos que refletem os custos de produção, a remuneração dos fatores (w + j + a + l). Como é medido pela ótica dos rendimentos, é a própria RNcf.

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s