O SURGIMENTO DA MACROECONOMIA

Posted: 7 de Outubro de 2012 in MACROECONOMIA

 

 

Foi a partir da década de 1930 que a macroeconomia ganhou grande impulso, mas mesmo antes desta década, ela já existia, o que ocorria era o domínio da microeconomia. Dois eventos proporcionaram esse “surgimento” da macroeconomia. No campo teórico, foi a publicação do livro “Teoria Geral do emprego, do juro e da moeda” do autor Jonh Maynard Keynes, e no âmbito empírico, foi a crise de 1929, a famosa “queda da bolsa de Nova Iorque”.

A década de 30, nos EUA foi marcada por grandes desempregos, pois a economia do país estava hiper baixa, empresas faliam a todo momento, e automaticamente, pessoas eram demitidas. Pela primeira vez os economistas se encontravam em um grande desespero, pois o desemprego era persistente e crescente. Entre várias conseqüências dessa tragédia, podemos citar a queda nas produções e nos preços de exportações. Esse caos foi sentido por praticamente todo o mundo.

Os principais problemas nessa época eram o desemprego, a queda na renda e no total da produção da economia. Diante desta situação, medidas deveriam ser tomadas para reverter esses problemas. É importante deixar bem claro que mesmo que algumas empresas estivessem bem financeiramente, no geral, as empresas dos EUA se encontravam em ruínas, e como o objeto de estudo da macroeconomia é a economia no geral, ou seja, estuda a relação entre produto, renda e emprego em todo o país, então é sobre esta análise que nos interessa.

Antes dessa década, acreditava-se que a renda e o emprego iriam ser ajustados pelo próprio mercado, mas com a crise de 1929, esta tese veio a fracassar, por isso surgiu a grande necessidade da macroeconomia ser aplicada.

 

Autoria Própria

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s