REVOLUÇÃO INDUSTRIAL X TEMPOS MODERNOS

Posted: 7 de Outubro de 2012 in HISTÓRIA ECONÔMICA GERAL

“Frederick Winslow Taylor(1856-1915), o fundador da AdministraçãoCientífica, nasceu na Filadélfia, nos Estados Unidos. Veio de uma família quakerde princípios rígidos e foi educado com forte mentalidade de disciplina,devoção ao trabalho e poupança.Iniciou sua carreira como operário na MidvaleSteel Co., passando a capataz,contramestre até chegar a engenheiro, quando se formou pelo Stevens Institute. Na época,vigorava o sistema de pagamento porpeça ou por tarefa. Os patrões procuravam ganhar o máximo hora de fixar o preço da tarefa, enquanto os operários reduziam o ritmo de produção para contra balançar o pagamento por peça· determinado pelos patrões”(Idalberto Chiavenato – Teoria da administração)

Isso levou Taylor a estudar o problema de produção para tentar uma soluçãoque atendesse tanto aos patrões como aos empregados.”

Taylor é considerado o pai da administração científica e foi importante para a revolução industrial Americana.

Sobre o período chamado revolução industrial e seus impactos discuta:

 

* A interpretação do período construída de Charles Chaplin no Filme “Tempos Modernos” que retrata a época em questão.

 

 

 

Na pós revolução Industrial, podemos ver a questão subserviência do capitalismo sobre os trabalhadores, com sua forma de trabalho de alienação, onde o operário é obrigado a fazer sua função, monótona e repetitiva, reservada somente a ela e sem desenvolvimento próprio. Esse sistema era extremamente cansativo e estressante. Além de fazer com que o operário não conhecesse a sua produção, não trazia desenvolvimento e crescimento ao trabalhador. No filme “Tempos Modernos ” , Charles Chaplin interpreta um funcionário desse modelo de produção. Ele é um operário de uma grande fábrica que de tão repetitivo é o seu trabalho passou a não ter mais controle em seus movimentos, sem em tudo repetitivo de acordo com o seu trabalho. Esse meio de produção foi aplicada pelo Fordismo, sendo muito positivo para os empresários, tendo em vista que os mantiam em uma capacidade empreendedora muito baixa e era mais fácil para ingressa-los nas linhas de produção, pois não era necessário o treinamento muito extenso. Para os trabalhadores esse sistema gerou problemas, como por exemplo, trabalho repetitivo e desgastante, além da falta de conhecimento sobre todas as etapas de produção e baixa qualificação profissional. E essa questão contribuiu para a justificativa de baixos salários, assim, contribuindo para reduzir os custos de produção.

Autoria Própria

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s